O TIMOR-LESTE

16:00:00Unknown

República Decrática de Timor Leste é um país independente do estado de direito democrâtico, quaquer país do mundo tem a sua própria história e por isso o Timor Leste também tem a própria história que foi apresentado por fases da história que o próprio povo viviam e sofreram.

Na antiguidade
A ilha de Timor foi por primeira povoada pelos povos papua, cerca de 7000 a.C., e pelos povos austronésicos, aproximadamente 2000 anos a.C., tendo, posteriormente, sido abordada por outros povos em migração entre a Ásia e a Austrália e os arquipélagos do Pacífico, para sobreviver eles fizeram a caças dos animais e que mais tarde a plantação e demais actividades artesanais, e foi dividido o poder em dois reinos que governavam e tinha a hirarquia pelos reis (liurai).

O periodo  colonial
Em 1512 foram chegados os primeiros os mercadores e missicionários portugueses, em 1515 os porgueses chegaram mais directo na ilha de Timor e governava a parte oriental da ilha de Timor que hoje é um país independente (Timor Leste). O Portugal foi interessado para chegava lá no Timor Leste por causa de recursos naturais dessa ilha e governava durante 460 anos (1515-1975). Durante ao longo desse tempo o Portugal explorou as riquezas do Timor Leste e não deu muita oportunidade para os Timorenses participaram livremente na educação, saúde ect... e não fez o desenvolvimento em Timor Leste. A vida naquele momento foi muito difícil, os povos oprimidos viviam acerca de pressão colonial, os Timorenses moreram de fome (falta de alimentos), faziam trabalhos esforsados.

Segunda Guerra Mundial
Em segunda guerra mundial (1942 a 1945), o territorio de Timor foi um campo de batalha para a Australia e Japão, o povo sofria por causa desse guerra que durante esse periodo obrigavam o povo Timorense nos trabalhos esforsados, igual como o que os Portugueses fizeram para o povo Timor. Após terminaram essa guerra o Portugal colonializou novamente o território que foi chamado Timor Português e Timor Leste foi um território administrativa português até ano 1975.

Fase de Descolonialização
Em 24 de Abril 1974 aconteceu a revolução dos cravos em Portugal e restaurou a democracia, E o Portugal deu a oportunidade aos territorios coloniais para que decidirem o próprio destino do País. Por isso em meses de Maio a Junho 1974 os Nacionalistas Timorenses criaram cinco Partidos políticos (UDT, ASDT-FRETILIN, APODETI, KOTA e Trabalhista) para organizarem o povo tornaram livre e participaram no processo de descolonialização, ambos os partidos políticos tinham os objetivos adequados e diferentes para o povo de Timor.
  1. Partido UDT (União Democrática Timorense), que preconizava "a integração de Timor numa comunidade de língua portuguesa".
  2. Partido ASDT (Associação Social-Democrata Timorense) depois transformada em FRETILIN (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente)  que defendia o direito à independência, e em fim seria o Partido libertador para o povo Timor Leste, foi fundada em 20 de Maio 1974.
  3. Partido  APODETI (Associação Popular Democrática Timorense), propunha a "integração com autonomia na comunidade Indonésia".
  4.  KOTA (Klibur Oan Timor Asuwa’in) que o partido dos reis (liurai) e como menor partido ou menos apoiantes.
  5. Partido Trabalhista também foi um menor partido que só tinha poucos apoiantes.
Nessa fase havia um comflito entre os dois partidos mais grandes ou que tinham mais apoiantes pelo povo de Timor Leste “UDT e FRETILIN”, em 11 de Agosto 1975 a UDT surgiu o golpe e  em 18 de Agosto 1975 A FRETILIN lutou contra golpe e retomou o poder para controlou todo território Timor, a UDT fugiram para Indonesia e assinaram a carta integração com a Indonésia que chamava “declaração de Balibo”. A FRETILIN controlou o território de Timor Leste e em 20 de Agosto 1975 fundou a FALINTIL (Forças Armadas da Libertação Nacional do Timor Leste) para defender e unificar o povo, FRETILIN não participou na conferência de descolonialização que o Portugal realizou em Macau (China) porque a FRETILIN já sabia que tinha a propaganda política entre a UDT, Portugal e Indonésia e deram a luz verde para Indonésia invadiu Timor Leste.



São os cinco fundadores do partido histórico (libertador) FRETILIN que também são os fundadores do país. (Nicolau dos Reis Lobato, Mari Alkatiri, José Ramos Horta, Justino Mota e Francisco Borja da Costa)

Proclamação da Independência

     
Em 28 de Novembro 1975, Comitê Central da FRETILIN (CCF) proclamou a Independência do Timor Leste e formou o primeiro governo. Presidente Francisco Xavier do Amaral e primeiro Ministro Nicolau dos Reis Lobato e outros menbros do governo.
                                                         

A situação no território do Timor mais pior, porque em Setembro e Outubro de 1975 as tropas da Indonesia já provocaram e assataram na fronteira do Timor Leste e Indonesia, que mataram as populações e cinco jornalistas Australianos. Com tudo isso a FRETILIN dicidiu fazer a Proclamação Unilateralmente a Independência do Timor Leste em 28 de Novembro 1975, para que todos paises, Organização das Nações Unidas (ONU) saberam que o Timor Leste não foi um território abandonado pelo Portugal mas foi um país independente ou um estado soberano.
A FRETILIN formou o gorverno e unificar o povo que dirigiu o povo à resitirem e lutaram contra os colonialistas e invasores.

Ocupação da Indonésia
Após nove dias da proclamação da Independência em 07 de Dezembro 1975, foi o dia que Indonésia invadiu mais directo para Timor Leste, as cidades principais foi controlado pela Indonésia, governava e o Timor Leste tornou-se uma das província da Indonésia e batizou ser “Timor Timur”, os invasores indonésios mataram muitas populações e tinha muitas massacres que muitos jovens perderam a sua vida, violações contra direitos Humanos e muitas mulheres foram violadas e torturadas, com tudo isso o povo de Timor Leste viviam sob o controle do militar Indonésia. Durante ao longo do tempo a FRETILIN organizou o povo a resistiram e a gloriosa FALINTIL fizeram guerrilhas nas montanhas para que no fim cumpriu o seu princípio fundamental para libertar a pátria e Libertar o povo, por isso FRETILIN é o partido libertador.

A Resistência Timorense consolida-se progressivamente, inicialmente sob a liderança da FRETILIN reorganizou a luta, criou muitas organizações da luta e dividiu a luta em três partes principais para que todo o povo poderiam participar nesse luta: frente armada, frente clandestina e frente diplomática.
Posteriormente, sob a liderança de Xanana Gusmão é implementada a política de Unidade Nacional, unificando os esforços de todos os sectores políticos Timorenses e avançando com a despartidarização das estruturas da Resistência, transformando o CRRN (Conselho Revolucionário de Resistência Nacional) em CNRM (Conselho Nacional de Resistência Maubere), mais tarde transformado em CNRT (Conselho Nacional de Resistência Timorense), que viria a liderar o processo até à independência de Timor-Leste, já sob os auspícios das Nações Unidas. Dessa estratégia e de todos os sofrimentos do povo de Timor Leste principalmete as mulheres, as crianças e os jovens que perderam a vida, por isso o mundo tomou em concideração e a ONU deu a preocupação à causa do Timor Leste.

Aproximadamente 1/3 da população do país, mais de 250 mil pessoas, morreram na guerra. O uso da Língua portuguesa foi proibido, e do tétum foi desencorajado pelo Governo pró-indonésio, que realizou violenta censura à imprensa e restringiu o acesso de observadores internacionais ao território até a queda do presidente da Indonesia Suharto em 1998, B.J.Habibie assumiu a presidência da Indonesia.
Em 05 de Maio 1999, ONU, Portugal e Indonesia assinaram um acordo para deu ao povo de Timor Leste que escolheram o destino de Timor Leste, tendo acabado por concordar com a realização de um referendo onde a população votaria "sim" se quisesse a integração na Indonésia com autonomia, e "não" se preferisse a independência. O referendo foi realizado em 30/08/1999, foi realizado pela uma missão da ONU que se chamava UNAMET (united nations mission in East Timor) criou em 11 de Junho 1999 e chefiado pelo Ian Martin, o resultado dessa consulta Popular foi anuciado pelo Secretário Geral das Nações Unidas DR. Kofi Annan, em 04 de Setembro 1999 com mais de 90% de participação no referendo e 78,5% de votos escolheram a Independência ou quer dizer o Povo Timorense rejeitou a autonomia proposta pela Indonésia, só 21,5 % que escolheram a autonomia para Indonesia.

Timor Leste na fase de transição e restauração da Independência
Após de consulta popular e o resultado mostrou que o Timor Leste tornou livre, nesse ano 1999 as tropas de Indonesia e as milícias mataram muitas pessoas e tinha muitas massacres, a cidade tudo quemado, muitas sangues derramados, por isso o conselho segurança das Nações Unidas criou e em 29 de Setembro a INTERFET desembarcou em Timor Leste como força de estabilização para garantia a paz em Timor Leste, os tropas Indonesios e milicias sairam para a Indonesia, o território tornou livre e  ONU criou UNTAET para assumiu como governo transitório 1999 até o inicio do ano de 2002 e ajudou o povo Timorense à participarem no processo construção de país e a democracia, o povo Timorense escolheram os seus partidos políticos para formarem uma assembleia constituinte que mais os deputados elaboram e criaram a constutuição da RDTL, e escolheram também O Presidente da República e o governo de Timor Leste. O Presidente eleito foi José Alexandre Xanana Gusmao, ele foi um dos menbros da Comitê Central da FRETILIN e foi o sucessor dos fundadores da RDTL, porque reorganizou a luta, também foi capturado pelo militar Indonesia e foi preso. Nessa fase a maioria do povo Timorense amam o Partido Lbertador “FRETILIN” e escolheram o partido histórico para formou o primeiro governo na fase da Independência e o Primeiro Ministro foi o DR. Mari Alkatiri um dos fundadores do partido histórica e do país – RDTL.
A  Assembleia Constituinte que elaborou a actual Constituição de Timor-Leste, que passou a vigorar no dia 20 de maio de 2002, quando foi devolvida a soberania ao país passando este dia a ser assinalado como Dia da Restauração da Independência.



Xanana Gusmão, presidente da CNRT e comandate das forças armadas.


Bandeira do partido histórico – FRETILIN (Frente Revolucionário do Timor Leste Independente), que deu a origem a bandeira nacional deTimor Leste.

Hino nacional
O hino nacional consta na  constituição da RDTL art. 14, essa hino é a letra do Francisco Borja da Costa, um dos cinco fudadores do partido histórico FRETILIN.

 

Bandeira nacional
Essa bandeira é que Comitê Central da FRETILIN – CCF içar na Proclamação da Independência 28 de Novembro 1975 que permacemos até hoje e içar novamente na Restauração da Independêcia 20 de Maio 2002. os significados de cada cores:
Ø  Vermelho: sangue derramados pela libertação nacional
Ø  Preto: obscurantismo que preciso de vencer
Ø  Amarelo: os rastos dos colonialismo
Ø  Branco: paz (estrela é a luz que nos guia)



O texto da proclamação
Esse texto é que o partido histórico – FRETILIN foi usado no dia de proclamação da inpendência 28 de Novembo 1975 e foi lido pelo presidente da FRETILIN e ao mesmo tempo primeiro presidente da República Democrâtica de Timor Leste (RDTL, Francisco Xavier do Amaral.





Você também pode gostar

1 comentários

  1. Situs Judi Slot Online Terlengkap Indonesia - Situs Judi Online Casino
    Daftar 8 Situs Judi Slot Online Terlengkap kadangpintar dan Terpercaya 2021 dan Terbaik. worrione Online Slot Online Gacor, Terbaik, PG Soft, Slot Deposit Pulsa dan septcasino Sweet Bonanza di

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato