Rui
Rui Mariano Fernandes Silva, 21 anos, nascido na cidade de Viqueque no sul do Timor-Leste. Por ser uma cidade pequena, e mais conhecida pelo âmbito rural, após terminar o ensino médio, muda-se para Dili, morando com sua irmã. Já na capital, cursando Ciências PolÃticas, avistou em um quadro de avisos uma informação sobre o intercâmbio ao Brasil, no prédio do Ministério da Educação. Realizando a prova, em três meses havia o resultado. Sua nova aventura estava quase começando, porém incerta.
Seu destino seria a Bahia, nordeste do Brasil, estudaria na Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). Porém, o MEC brasileiro cancelou o acordo, pois o Ministro da Educação do Timor-Leste alegou que a faculdade não tinha qualidade para recebê-los. Em 2015, após essa complicação, o acordo finalmente foi firmado com a UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Despedindo dos seus pais, que o apoiaram totalmente, tomou o avião a caminho do Brasil.
Rui, um universitário apaixonado por futebol, baladas e festas, começa a se adaptar a nova rotina. Valoriza as aulas de português e se esforça na aprendizagem do idioma. Hoje, cursando direito, pretende se formar e voltar para ajudar o seu paÃs, e estar novamente com sua famÃlia de sangue. Mas, considerando seus colegas timorenses, sua famÃlia em terra distante.