CASA SAGRADA

17:42:00Geovanio Ximenes

A Casa Sagrada é crença de quase todas as partes desse do Timor-Leste e também é uma cultura tradicional que os antepassados deixaram para as suas gerações.

Antigamente a Casa Sagrada era feita de palhas, bámbus e madeiras cortadas para construir os pés. Existem Casas Sagradas no Timor-Leste que quase não são iguais, por exemplo, o meu município de Lospalos são muito diferentes do que outras partes do país. Porém, essas casas sagradas eram feitas pela mão-de-obra muito tradicionalmente, não eram feitas com nenhum material de fábrica, por exemplo, misturados de qualquer material de malaio ou de chinês, vindos de fora. Todos eram feitas de materiais de tipos tradicionais e construídas por meio de crenças por “orador oficial” sabedores de histórias tradicionais timorenses.

No entanto hoje, os povos em diferentes partes desta crença de Casas Sagradas começaram a reconstruir com tipos mais modernos comparando com os tipos deixados por avós antigos. Isso quer dizer que as Casas Sagradas timorenses começaram a ser construídas por zincos pregos, e são mais bonitas do que tempos anteriores.


Quase todo o povo timorense tem Casas Sagradas nas suas aldeias, mesmo que maioria da geração nova nasceu já em Díli, mas as suas culturas tradicionais ainda são muitos fortes, mesmo que eles já tenham sido batizados pela religião católica desde a chegada dos missionários portugueses em Timor.

Você também pode gostar

0 comentários

Seguidores

Formulário de contato