TEBE-TEBE OU TEBEDAI

17:43:00Geovanio Ximenes

Tebe-tebe é uma cultura timorense que se realiza em qualquer parte de Timor-Leste. Este é um símbolo tradicional que as pessoas festejam durante o dia ou à noite, quando se realiza uma festa tradicional que anima as pessoas presentes com os rítmos de cantos e músicas que envolvem homens e mulheres, jovens e crianças de todas as idades com grande entusiasmo, é muito emocionante para os visitantes.

Enquanto os Tebedai são grupos de mulheres que formam uma roda com tamborim e dadeli a bater com as mãos ou com as varas do mesmo som. No meio deste círculo podem aparecer de um até três ou quatro homens, também com vestimenta típico tradicional a bailar para animar e responder o rítmo desse tebedai.

Este tipo de tebedai realiza-se quando há visitas de autoridades do Estado ou do Governo, ou também quando há festa de estilo tradicional, para animar e atrair mais os visitantes e outras pessoas vindas de diferentes locais.

O Tebedai, às vezes são muito animados pelas mulheres de diferentes idades, até as idosas gostam de participar ou assistir por muito tempo. Por isso, as festas tradicionais que existem nos campos são animadas pelos tebedai.

Você também pode gostar

1 comentários

  1. tebe-tebe ou tebedai é um cultura que realiza em qualquer evento público, mas diferente tebedai por cada distrito com os seus estilos de "tebe ou Dahur" . o tebe dai como uma dança

    ResponderExcluir

Seguidores

Formulário de contato