O DESLUTO (KORE-METAN)

11:00:00Unknown

O que é desluto? Uma cerimónia tradicional que se realiza após um ano de falecimento de alguém.

O desluto tem vários critérios e regulamentos para que todos os familiares sigam e cumpram. A cerimonia é composta por familiares:
  • Guardiães da Palavra (lia-nain)
  • Genros (mane foun)
  • Sogros (uma mane)

Para realizar o desluto três meses antes os Guardiães da Palavra (lia-nain) reúnem-se na casa do falecido, para trocar idéias e tomar decisão sobre a preparação do desluto. Após de tomar essas decisões os Guardiães da Palavra convidam os genros e os sogros para também se encontrarem na casa do falecido, e realizam uma cerimônia cultural com objetivo de receber as ordens dos lia-nain, discutir sobre a preparação dos materiais em cada grupo e também determinar a data para a realização do desluto.

Nesta pequena cerimônia, os Guardiães matam porcos e cabritos para distribuíram aos genros e sogros. Os genros recebem carne do porco e os sogros carne de cabrito. As carnes distribuídas é acompanhada com uma lista de materiais que irão preparar para a realização do cerimônia. Na lista do genro é obrigatória de preparar búfalos, cabritos, vinho e dinheiro e dos sogros é obrigatória preparar porcos e tais (seda tradicional de Timor). Tudo isto são critérios da nossa cultura.

Quando chega a data determinada, os genros e os sogros chegaram na casa do falecido. Quem chega tarde tem de pagar multa. Depois eles entregaram os materiais ao Guardiães da Palavra. Quando os matérias são entregues, os Guardiães  prepararam o jantar aos genros e sogros. Nesse jantar também existem regras, os genros só comem carne de porco e os sogros comem carne de búfalos e cabritos.

Se os genros comem carne de cabrito ou búfalos, é obrigatoriamente paga uma multa com tais e porcos. Tal como os sogros, quando comeram carne de porco, pagam multas com búfalos e dinheiro. E quando todo esse processo termina, todos os familiares levaram  flores e pano preto (hena metan) para a Igreja a realizar uma Missa, e depois d levaram as flores e pano preto para o cemitério. Lançam as flores e queimam o pano, isso significa “acabou a tristeza”. Além disso Guardiães da Palavra, preparam uma cerimônia na casa para que os familiares comam, bebam e dancem.

Você também pode gostar

0 comentários

Seguidores

Formulário de contato