O BARLAQUE

17:30:00Unknown

O Barlaque “hafolin” é uma ritual tradição timorense que os avós deixaram para suas gerações, e já existe há muitos anos.

O Barlaque realiza-se quando um homem ou um jovem queria fazer um casamento a uma mulher, seja realizado tradicionalmente ou através de um casamento canônico. Mas o barlaque continua mostrar-se como um símbolo cultural, quase em todo o Timor-Leste, por isso, mesmo que a doutrina cristã esteja influenciando muito o país, o rital ainda existe até os dias de hoje.

Nessa tradição, o homem tem de dar um número de cabeças de búfalos, bois e cavalos a família da mulher. O “barlaque” não vem só da parte do homem, mas  da mulher também, vai oferecer tantos tais (tais homem e tais mulher), mortén (colar de grande valor) ao pescoço da mulher e porcos grandes, que equivale a um peso de 100 a 200 quilos.

Antigamente, quando os missionários ainda não estavam no Timor-Leste, ou seja, os povos ainda não haviam sido evangelizados pela religião católica, o barlaque significa como um laço forte tradicional entre o rapaz e a mulher para não gerar divórcios sem se ter passado por razões de incertezas, mas também as duas famílias, não devem apoiar sem resolver antes através de um “orador oficial”, caso aconteçam problemas domésticos.

Se isso aconteça e um deles queira se divorciar, tem de passar por um “orador oficial” para resolver, qual deles que já não quis mais a fortaleza desse casamento. Se for, por parte da mulher que exige para divorciar, a família da mulher é obrigada a devolver a quantidade do barlaque que foi recebido da família do homem, por exemplo, búfalos, bois, cavalos, etc. Mas tudo aquilo que foi entregando pela sua família para a família do rapaz, perdeu totalmente, quer dizer já não pode devolver pela família do homem.

Você também pode gostar

0 comentários

Seguidores

Formulário de contato